quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tú se tornas eternamente responsável por aquele que cativas.


Tú se tornas eternamente responsável por aquele que cativas.
Essa é uma frase que move muitas paixões, muitas confissões de amor, é uma expressão um tanto quanto intimista.
Só que se formos analisar o significado dela, percebemos que a idéia é de dependência por parte do cativado e de filha da putagem por parte do responsável.
Eu já tive alguns amores, sou responsável por eles até hoje?
Fui responsável algum dia?
Onde está o domínio próprio?
Temos o costume de colocar a culpa em quem cativa, e sempre nos esquecemos do que se entrega. Não somos nós responsáveis por administrar nossa entrega? Quando crescemos não amadurecemos?
É muito confortável ser eternamente dependente de um ou de vários.
É desviar toda e qualquer necessidade de atitude própria, é projetar sobre o outro uma carência, é fazer chantagem pesada (agora que você tentou, ou, agora que você quis, se vira porque só estou nessa por você) Nesse momento aparece um grande perigo que quase ninguém enxerga. Alguém já ouviu falar em uma relação de mão única, onde só um faz por onde? Sim, claro! Todos! Mas alguém já viu uma dessas relações darem certo ou serem saudáveis ou ainda, esbanjar felicidade?

Relação!

Necessidade de reciprocidade, de volta, de resposta, de acordos, etc.

Então é só mais um erro grave dessa frase chantagiosa. Perdão mas se alguém quiser entrar numa relação comigo só por minha causa, pode esquecer. Pois eu preciso que ela esteja ali também.

Essa frase não teria vez nem se o amor dos seres humanos fosse perfeito, nem assim ela seria saudável nem aceitável. Porque ainda assim o verdadeiro eterno responsável por cada um de nós simplesmente é nossa própria consciência.
Eu quero poder cuidar, quero poder segurar barras, quero ser responsável por tarefas, mas pela outra pessoa? Isso não pode existir! Nem minha mãe é por mim! Nem Deus! Eu tenho a escolha!
Mas infelizmente tem muita gente que continua se escondendo na relação fantasiosa de uma das frases mais famosas, que eu chamaria de a frase do Dom Juan, pois como eu disse no início, tem muitos também que a usam pra esconder o lado canalha de ser, e sempre continuar “pegando” todas que já pegou, afinal eles não crescem, não amadurecem, não conseguem focar o amor, e então jogam essa cantadinha.

VOCÊ É ETERNAMENTE DEPENDENTE DAQUELE QUE TE CATIVOU?

VOCÊ É ETERNAMENTE IRRESPONSÁVEL POR AQUELE QUE TÚ CATIVASTES?


Wills

3 comentários:

  1. Como vc foi drástico nas considerações feitas sobre a famosa frase do escritor ANTOINE DE SAINT- EXUPÉRY... Mas é fato o que disse!!!

    Ninguém é responsável por ninguém!!!
    Somos responsáveis por nossas atitudes e não devemos nos esquivar de assumir as consequências colocando a culpa no outro!
    DEUS nos deu o livre arbítrio para escolhermos sempre o que é melhor e nos faz bem!!!
    Na verdade, para um relação ser saudável é necessário que ame a si próprio primeiro e depois ao outro.
    Viver intensamente um relacionamento não significa se acorrentar nele eternamente!
    RECIPROCIDADE é a "palavra chave"!!!

    Abraços Wills!!!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente,amar não pode e nem poderia se encaixar nos modelos de relações visíveis na face dessa terra.Porque em cada lugar do planeta os modelos assumem muitas caras,ex:vamos ver como é enacarado o casamento ,namoro,etc na India.E assim as relações entre casais assumem muitas influências segundo as relações de gênero e muitos outros fatores terrenos.O amor vem se esfriando da face da terra e para os que em Cristo seguem isso pode ser visto e percebido claramnte.As pessoas estão sendo tratadas como descartáveis e sempre para o outro se servir.Relações entre homens e mulheres,mulheres e homens,homens e homens,mulheres e mulheres,sempre serão permeadas de toda sorte de desigualdade e injustiça.As relações de genero sobre a face da terra continuam as mesmas.Esse certamente é o amor desse mundo,o amor que os humanos desenvolvem segundo suas normas,filosofias e costumes locais.Mas é bom lembrar que isso não é amor,mas é exatamente ao contrário,isso nada mais é do que o oposto do amor.Regras e normas humans e também locais que cegam o entendimento e todos seguem para serem iguais e só isso.Penso assim!
    Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.Toda relaçõa humana é por si só desigual,mas no verdadeiro amor as pessoas se tornam iguais,e casais são uma só carne.E nessa perspectiva não há regra humana e nem local da terra que possa ditar nada.O amor de Deus para com o homens,dos homens para Deus e entre humanos em Cristo corrompe toda regra todo costume e toda expectativa.O amor é,simples assim.

    ResponderExcluir
  3. Assisti a um vídeo do Caio,aonde um rapaz descrevia que não vivia em paz quando a namorada estava ausente. Uma espécie de "fissura",uma coisa doentia mesmo.Eu fiquei impressionada e comecei a rever minha vida toda pra identificar e havia passado por isso alguma vez.Ele fez uma pergunta para os homens que estavam assistindo:-Se já haviam vivido em função de alguma mulher!Me deu náuses em pensar em alguém tão fraco assim, em relação a minha pessoa e concluí que me livraria imediatamente de um homem que me considerasse a "razão única da vida dele",mas depois fiquei me questionando se eu não era muito má em não querer me responsabilizar por alguém dessa forma e esse texto me aliviou! Eu sou só eu, não posso responder pelo outro.

    ResponderExcluir