sexta-feira, 17 de junho de 2011

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?


Omo Multiação x Psicologia.



História triste sobre a decisão de psicólogos.
Mais uma vez mostrando que a psicologia não traz caráter.
Quem já levou uma bronca dos pais por ter se sujado brincando?!
 - Eu disse agora!  Vai tomar banho menino...  Quem já se sujou da cabeça aos pés de lama, barro, chuva, mato? Se você não lembra, pode ter a certeza que seus pais lembram muito bem, seja na sua fase adolescente, criança ou até mesmo de bebezinho.  Essa experiência é muito forte e feliz.  O grande problema é que o trabalho dos pais aumenta ao terem que se preocupar com a lavagem das roupas e com o banho dos filhos, mas mesmo assim, até quando a história é contada para os amigos, dá pra ver como eles, os pais, se sentem bem ao descrever com aquele tom de reprovação o feito, mas no fundo aquele orgulho pela saúde do menino.
Nossa você não imagina, meu filho se sujou inteiro brincando de policia e ladrão e subindo até topo da árvore...
Estudo Psicologia, e ontem uma amiga minha que já está quase se formando disse que no estágio dela, em um hospital que “DÁ” auxílio aos loucos, foi recusado um projeto em que ela propôs jardinagem para usuários, onde eles seriam os criadores, eles plantariam, colheriam e veriam como são capazes de cuidar de algo e talvez fazer a comparação de como conseguiriam   cuidar de si mesmos, mas tal projeto foi barrado! Barrado! Com o barro do coração que nós os não loucos temos. Disseram! Que! Isso! Sujaria! Muito! Os! Loucos!...   IMPRESSIONANTE!
Eu tentando pensar qual era o real motivo da recusa, imaginei dentre outros: Medo de trabalhar, preguiça, burrice, displicência com o ser humano, coração mau, etc.
O poder que a natureza tem de dar substrato a geração de paz, calmaria de espírito, poesias, sombra, descanso para os olhos, descanso para todo o corpo, e histórias é incontestável!
Na história antiga acredito eu que devesse ser a melhor terapia de todas, pois a natureza era mais viva, mais presente.
Saber que a água limpa, pelo jeito já é algo complexo de se entender, mas o que fica claro, é que mais uma vez estes sujeitos que saem do padrão idiota da moral estabelecida (os” loucos”) não são valorizados e não podem exercer os mesmos direitos de outros ( “os doutores do saber" ), que se julgam estar dentro de um ordem digna, e que  sabem quantas besteiras fazem dentro de 4 paredes e quantos palavrões ofensivos soltam todos os dias, e quantas risadas doentias e preconceituosas soam como alarme... Porcos!
 A bíblia já diz, não jogue suas pérolas aos porcos! Não dê informações, emoções, energias, segredos, confiança e nada que vá expô-lo e muito menos comprometê-lo nas mãos de quem pode fazer uma lambança e sujar sua paz e sua tão preciosa alegria com uma simples abocanhada de quem comeria qualquer coisa até fezes.
Em todo lugar que abriga e diz ser uma instituição de ajuda aos loucos deveria ter um cartaz bem grande com um aviso assim:

Para os loucos
 Por favor, nós imploramos! Não joguem suas pérolas aos porcos! Sua linda loucura merece dignidade e respeito! Cuidem bem de suas próprias loucuras! Suas loucuras são sagradas!
E um aos”doutores do saber” assim:
Antes de tocar em expressões sinceras e verdadeiras, vão se lavar!
Só os loucos sabem!
 NUNCA VIRAM A PROPAGANDA DO OMO? PORQUE SE SUJAR, FAZ BEM!
Eles estão precisando mesmo de Omo MULTIAÇÃO, que lave por dentro e por fora.
Tem que inventar uma nova fórmula... Omo format-mente-idiota -ação .
Se água fosse veneno tudo bem, mas é vida! 

2 comentários:

  1. Lembro que nas férias, que era quando eu viaja, meus pais me liberavam para me sujar à vontade. Era bom demais!!! Eu voltava mais preto(é possível) dos pés à cabeça. Época boa e feliz!!

    ResponderExcluir
  2. A criança tem que ser criança e não um adulto em miniatura. Poder brincar em atividades lúdicas e se sujar de barro não é uma sujeira. É uma oportunidade de ter uma experiência saudável. Talvez as pessoas que recusaram o projeto de jardinagem nunca fizeram isso. Talvez o projeto deveria ser para eles. E eles brincassem de fazer jarros de barros, ou brinca de futebol na chuva com muita lama... Talvez assim eles entenderiam o projeto de jardinagem. Fazer eles passarem por esta experiência seria muito bom para eles, já que não conseguem demonstrar empatia.

    ResponderExcluir